Olá, visitante!

O Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano integra o conjunto de atividades de educação ambiental mediadas pelo Comitê Gestor de Educação Ambiental da Prefeitura de Porto Alegre, do qual participam as secretarias do Meio Ambiente, de Educação e de Coordenação Política e Governança Local, e os departamentos de Água e Esgoto, de Habitação e de Esgotos Pluviais. Representa uma das iniciativas desenvolvidas na rede municipal de ensino, e tomou forma após os cursos intitulados “Atlas Ambiental de Porto Alegre – Usos e Aprendizagens na Escola”, oferecidos aos professores em parceria com o Prof. Dr. Rualdo Menegat, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador da publicação. O primeiro LIAU surgiu na EMEF Judith Macedo de Araújo, em 1999, e, hoje, participam também do projeto as escolas Afonso Guerreiro Lima, Grande Oriente do RS, José Mariano Beck, Presidente Vargas, Rincão e São Pedro.

Aqui no Mariano Beck, o LIAU foi montado em abril deste ano, em consonância com o tema escolhido para integrar projetos e experiências educativas desenvolvidos na escola: “Mariano Faz Ecologia”. O objetivo fundamental do LIAU é envolver estudantes do 3° Ciclo de Formação em atividades que os levem a investigar e a interpretar sua territorialidade, a partir de diferentes leituras da paisagem urbana (dos sistemas naturais e humanos), com foco, também, nas transformações ocorridas através do tempo. Assim, pretende-se qualificar suas percepções, seus saberes e suas práticas sobre os espaços que ocupam e dividem - com vistas a um relacionamento mais complexo, consciente e sustentável -, capacitando-os para atuar como monitores, co-responsáveis por atividades educativas oferecidas a outros estudantes e membros da comunidade, e co-autores de materiais didáticos digitais. O bairro e a escola servem como espaços de referência, sobre os quais se concentram os esforços de compreensão e de transformação.

Este blog registrará nosso trabalho e divulgará materiais por nós produzidos, que esperamos sejam interessantes e úteis aos nossos colegas do Mariano e a quaisquer pessoas preocupadas em entender e preservar os espaços em que vivemos.

Seja bem-vindo ao sítio do LIAU!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

file:///E:/EDILIM/a23.html